O que é a Doença Gengival?
A doença das gengivas é uma inflamação das gengivas que pode evoluir afectando o osso que rodeia e suporta os seus dentes. É causada pelas bactérias da placa bacteriana, uma película aderente e transparente que se forma constantemente nos seus dentes. Se não for removida através da escovagem e do fio dentário diáriamente, forma-se cada vez mais placa bacteriana e as bactérias existentes infectam, não só as suas gengivas e dentes, mas também eventualmente os tecidos gengivais que suportam os dentes. Isso pode levar à perda dos dentes, à sua mobilidade ou à necessidade de serem removidos pelo seu dentista.
Existem 3 estágios na Doença Gengival:
Gengivite: é a fase inicial da doença gengival. É uma inflamação das gengivas provocada pelo crescimento da placa bacteriana na zona da linha gengival. Se a escovagem e o uso do fio dentário não removerem a placa bacteriana, são produzidas toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode observar alguma hemorragia durante a escovagem e o uso do fio dentário. Nesta fase inicial da doença gengival, alguns estragos poderão ser regressíveis desde que o osso ou o tecido correctivo que mantêm os dentes no seu lugar, não tenha ainda sido afectado.
Periodontite: Nesta fase, o osso e as fibras de suporte que mantêm os dentes no seu lugar foram irremediavelmente afectados. As suas gengivas podem começar por formar uma bolsa abaixo da linha gengival que retém alimentos e placa bacteriana. Um tratamento dentário adequado e um cuidado melhorado na Higiene Oral em casa podem, eventualmente, prevenir estragos futuros.
Periodontite Avançada: Nesta fase final da doença gengival, as fibras e o osso que suportam os dentes estão destruídos podendo levar à perda ou rotação dos seus dentes. Isso pode afectar a sua mastigação e se um tratamento mais agressivo não puder salvar os seus dentes, estes poderão ter de ser removidos.
Como é que eu sei que tenho uma Doença Gengival?
A doença das gengivas pode ocorrer em qualquer idade mas é mais comum em adultos. Uma vez detectada no seu início, a Doença Gengival pode ser reversível - visite o seu dentista se observou algum dos seguintes sintomas:
Gengivas avermelhadas, aumentadas de volume ou edemaciadas
Gengivas com hemorragia durante a escovagem ou uso do fio dentário
Dentes que parecem mais compridos pela recessão das gengivas
Gengivas que se separam dos dentes criando uma bolsa
Alteração no encaixe dos dentes quando mastiga
Formação de pus entre os seus dentes e gengivas
Mau hálito constante e mau sabor na sua boca
Como é que a doença das gengivas é tratada?
As fases inicias da doença gengival podem ser reversíveis com uma escovagem e uso de fio dentário adequados. Uma boa Higiene Oral ajudá-lo-á a impedir que a placa bacteriana se forme e aumente
Uma destartarização profissional feita no consultório é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, formando o tártaro. O seu dentista / higienista irá remover ou destartarizar os seus dentes sobre e sob a linha da gengiva. Caso o seu problema seja mais grave pode ser preciso fazer um alisamento radicular. Um alisamento radicular alisa algumas irregularidades nas raízes dos seus dentes tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana.