Conselhos e Dicas

 
 
 
 

Principios básicos da higiene oral

 
 
O que é uma boa higiene oral? Uma boa higiene oral resulta numa boca que cheire bem e pareça saudável. Isto quer dizer que:

Os seus dentes estão limpos e sem restos alimentares;
As suas gengivas têm uma cor rosa pálido e não doem nem sangram quando usa o fio dentário;
O mau-hálito não é um problema constante.

Se as suas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário, ou se você apresenta um mau-hálito constante, visite o seu dentista. Qualquer uma destas situações pode ser um problema.

O seu dentista ou higienista pode ajudá-lo a aprender técnicas corretas de higiene oral e a mostrar-lhe como certas áreas na sua boca podem precisar de uma atenção extra durante a escovagem assim como o uso do fio dentário.
 
 
 
Como é feita uma boa higiene oral? Manter uma boa higiene oral é uma das atitudes mais importantes que você pode fazer pelos seus dentes e pelas suas gengivas. Uns dentes saudáveis não só lhe permitem que pareça e se sinta bem como, também, tornam possível que coma e fale adequadamente. Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total.

Um cuidado diário preventivo, que inclui uma escovagem e uso do fio dentário corretos, ajudá-lo-ão a travar os problemas que surjam antes que evoluam e é muito menos doloroso, dispendioso e incomodativo que os tratamentos dentários mais evoluídos.

No período entre visitas regulares ao dentista, existem passos simples que cada um de nós pode tomar para reduzir, drasticamente, o risco de se desenvolver a cárie dentária, asdoenças das gengivas e outros problemas dentários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Higiene oral
 
 
 
Fio dentário
 
 
 
 
Estes passos incluem:
  • Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dentário diariamente;
  • Fazer uma dieta equilibrada e evitar os lanches entre refeições;
  • Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica;
  • Bochechar com um elixir fluoretado se o seu dentista o aconselhar;
  • Certificar-se que os seus filhos com menos de 12 anos tomam um suplemento de flúor.
 
 
 
 
 
 
 
 

Como usar corretamente fio dentário?

 
Um uso correto do fio dentário permite remover a placa bacteriana e os restos alimentares onde a escova não consegue chegar facilmente - por baixo da linha gengival e entre os dentes. Porque a acumulação de placa bacteriana pode conduzir à destruição dentária e às doenças gengivais, o uso diário de fio dentário é recomendável.
 
 
Para atingir os máximos benefícios do uso de fio dentário, utilize a seguinte técnica:

  • Comece com cerca de 45 cm de fio dentário e enrole a maior parte do fio nos dois dedos médios, deixando cerca de 4 cm de fio para trabalhar;
  • Segure o fio esticado entre os polegares e os dedos indicadores e faça-o deslizar suavemente para cima e para baixo entre os seus dentes;
  • Com suavidade, faça uma volta do fio na base do dente, certificando-se que vai abaixo da linha gengival. Nunca faça um movimento repentino nem force o fio porque pode cortar ou magoar o tecido gengival que é muito delicado;
  • Utilize secções limpas de fio dentário quando passa de um dente para outro.
  • Para remover o fio, utilize os mesmos movimentos para a frente e para trás, à medida que vai afastando o fio do dente.
 
 
 
Que tipo de fio dentário devo usar? Existem dois tipos de fio dentário que podemos escolher:
  • Fio de Nylon ou multifilamentar;
  • Fio de PTFE monofilamentar.

O fio de nylon está disponível com cera ou sem cera e em vários sabores. Porque este tipo de fio é composto por várias fiadas de nylon, por vezes, pode partir, especialmente entre os dentes com pontos de contacto muito estreitos. Apesar de serem mais caros, os fios monofilamentados (PTFE) deslizam facilmente entre os dentes, até mesmo, entre pontos de contacto muito estreitos e são bastante resistentes. Quando usados corretamente, ambos os tipos de fio são excelentes para remover a placa bacteriana e restos alimentares.

Utilize cerca de 45 cm de fio dentário, deixando 3 ou 4 cm de fio para trabalhar. Envolva, suavemente, o fio na curva dos seus dentes Certifique-se de que limpou abaixo da linha da gengiva mas evite lacerar as gengivas com o fio.
 
 
 
 
 
 

Qual a melhor maneira de escovar os dentes?

 
 
Uma escovagem correcta demora cerca de 2 minutos, isso mesmo, 120 segundos. A maioria dos adultos não chega a esse tempo. Para ter a noção do tempo, use um relógio. Para escovar correctamente os seus dentes, utilize movimentos curtos e leves, mostrando particular atenção à linha gengival, aos dentes posteriores de difícil acesso e às áreas junto às restaurações e coroas.
Concentre-se numa escovagem cuidadosa seguindo a descrição que indicamos em seguida:

Escove as superfícies exteriores dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
Escove as superfícies interiores dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
Escove as superfícies de mastigação;
Para refrescar o seu hálito, certifique-se que também escova a língua.

Incline a escova a um ângulo de 45º de encontro à gengiva a faça movimentos horizontais, tipo vai-vem ou circulares, com a escova a partir da linha gengival. Escove suavemente as superfícies exteriores, interiores e de mastigação dosdentes fazendo movimentos curtos tipo vai-vem. Escove a sua língua suavemente de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito.
 
 
 
Que tipo de escova devo usar?
A maioria dos profissionais dentários concorda que uma escova macia é a melhor para remover a placa bacteriana e os restos alimentares dos seus dentes. As escovas de cabeças pequenas também, são as preferidas pois podem chegar mais facilmente a todas as áreas da boca, incluindo os dentes posteriores, de difícil acesso. Para muitos, uma escova eléctrica ou a pilhas são uma boa alternativa. Estas podem fazer um trabalho melhor na escovagem dos dentes, particularmente para pessoas que têm dificuldades em escovar ou com menos destreza manual.

Qual é a importância da pasta dentífricaque eu uso?
É importante que use uma pasta dentífrica que seja correcta para si. Actualmente, existe uma grande variedade de pastas dentífricasadequadas a variadas condições, incluindo, cáries dentárias, gengivites,tártaro, dentes manchados esensibilidade. Pergunte ao seu dentistaou higienista qual a pasta dentífricamais adequada para si.

Com que regularidade devo substituir a minha escova de dentes?
Deve substituir a sua escova de dentesquando ela começar a parecer que está velha ou em cada 3 meses, tendo em conta aquilo que ocorrer primeiro. É também importante substituir as escovas de dentes depois de ter estado constipado porque os pêlos retêm germes que podem conduzir a uma nova infecção.